O envelhecimento populacional vem acelerando em todo o mundo. Com o aumento da expectativa de vida, é de extrema importância termos mudanças nas políticas públicas que possibilitem um envelhecimento com novas oportunidades e bons desempenhos nessa etapa da vida.
A maioria dos problemas de saúde nos idosos são as doenças crônicas, sendo possível preveni-las e/ou retardá-las com hábitos saudáveis.
Alguns hábitos saudáveis: atividades físicas e boa alimentação.
(Também entendo que estímulos cognitivos e funcionais, ao longo da vida, ajudam na formação de reservas cognitivas, que serão importantes para um envelhecimento ativo).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o termo "envelhecimento ativo": "O processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas."
A palavra "ativo" refere-se ao envolvimento contínuo das pessoas nas questões econômicas, sociais, culturais, espirituais e civis, e não somente a capacidade de estar fisicamente ativo.
As pessoas que apresentam alguma doença, podem continuar contribuindo ativamente para seus familiares, comunidade e país.
O envelhecimento ativo tem como objetivo aumentar a expectativa de vida saudável e dar qualidade de vida para todos que estão envelhecendo, inclusive às pessoas frágeis que se encontram fisicamente incapacitadas e demandando cuidados.
Envelhecimento ativo: uma política de saúde / Brasília - 2005
Organização Mundial de Saúde, 2015
0 Comentários